Mermã, a importância do Marketing Digital precisa estar cravada na sua cabeça e você entender o porquê nos próximos minutos de leitura.
Não é segredo para ninguém que o uso da internet está bombando e esse processo ficou ainda mais acelerado após a pandemia da Covid-19.
Sendo assim, já está claro que o Marketing Digital é o caminho que muitas empresas tomarão daqui para frente.
Você não pode ficar de fora disso, caso queira ter um negócio de sucesso!
Mas, eu entendo que talvez você ainda não saiba a importância do Marketing Digital e nem os benefícios e vantagens que ele pode trazer para sua empresa.
Por isso, neste post eu vou te mostrar qual a importância do Marketing Digital para o seu empreendimento.
Leia até o final para saber por que isso vai te ajudar a vender mais!
O que é Marketing Digital?
De nada adianta saber a importância de algo sem antes saber o que de fato isso é.
Aqui no Blog já tem um artigo muito bom, o qual recomendo a leitura, para que você entenda nos mínimos detalhes o que é Marketing Digital.
Para acessar, clique aqui.
Mas retirei de lá a definição que abordei:
O termo Marketing Digital é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.
Ou seja, essa estratégia é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover sua empresa e seus produtos.
Dentro disso, há diversas formas e técnicas para trazer resultados positivos de forma consistente. São elas:
- Marketing de Conteúdo;
- Email Marketing;
- Otimização de Conversão;
- Marketing de Busca
- E muitos outros.
É claro que você pode escolher usar uma técnica, mas saiba que a combinação de algumas delas gera ótimos resultados.
Agora que você sabe disso, chegou a hora de entender qual a importância do Marketing Digital para o seu negócio e por que você deveria investir nisso.
Por que o Marketing Digital é importante para minha empresa?
O mundo digital é muito vasto, possuindo várias opções de plataformas e
ferramentas a serem exploradas.
Sendo assim, os empresários que decidem investir no marketing digital se deparam com diversas opções, sendo hoje os sites, blogs e redes sociais os mais comuns.
Além disso, ele é um poderoso aliado das empresas que buscam alavancar suas vendas e chamar a atenção de novos clientes.
Ainda nesse sentido, ao adotarem o marketing digital dentro de suas estratégias, as organizações obtêm uma série de vantagens.
O principal deles certamente é o aumento nas vendas, principal objetivo de todo negócio.
Mas, vejamos outros:
- aproximação com o público-alvo;
- fidelização de clientes;
- facilidade para lançar novos produtos ou serviços;
- possibilidade de criar campanhas personalizadas para cada público;
- mensuração de resultados.
E se você acha que isso não é o bastante, deixe-me detalhar outras razões que projetam muito bem a importância do Marketing Digital.
1. Construir uma audiência qualificada
Outro ponto importante do Marketing Digital é o fato de quem o utiliza, tem a possibilidade de gerar uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução e se relacionar com ela até fidelizá-la.
Assim, você atrai quem está realmente interessado em consumir o seu produto, seu serviço, que seja.
2. Sair na frente da concorrência
Embora o uso da internet tenha aumentado, nem todas as empresas despertaram para a Era Digital.
Ainda há muitos negócios que se quer sabem da existência do Marketing Digital.
Isso revela que, se começar a investir hoje, você ainda se diferenciará de boa parte de seus concorrentes.
Sendo assim, comece já a produzir bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas.
3. Baixo Investimento para começar
Um dos fatores que mais gosto no Marketing Digital é que nele você tem um baixo investimento e um alto nível de lucro.
Isso acontece porque com os anúncios da internet, você é quem definirá o orçamento.
E com uma boa segmentação, os resultados podem ser incríveis. Melhores que
qualquer anúncio de televisão, rádio, mídia impressa ou outdoors.
3 técnicas fáceis de Marketing Digital para quem está começando
1. Marketing de Conteúdo
O Marketing de conteúdo se baseia em atrair, envolver e gerar valor.
O marketing de conteúdo é a produção de informações e materiais relevantes e valiosos para a persona, ou seja, a personificação do seu cliente ideal.
Todos os esforços dessa estratégia visam levá-la a realizar uma ação, além de atrair e engajar o público.
Muitos profissionais ainda têm dificuldade em parar de falar de seus produtos e focar no desejo do público, que é um conteúdo realmente útil para ele.
Quando uma pessoa ou empresa investe nessa estratégia, elas impactam as pessoas de maneira positiva, gerando autoridade e mais oportunidades de negócios e conversões em vendas.
E a parte mais legal é que a produção desse conteúdo é diversificada.
Sendo assim, você pode produzir o conteúdo em diversos formatos, tais como:
- Textos;
- Áudios;
- Vídeos;
- Infográficos.
Nessa estratégia, é possível fazer bons conteúdos para mídias sociais, blogs, Youtube, Pinterest, dentre outros.
Sendo assim, você pode
- Criar um blog para escrever sobre assuntos que interessam a sua audiência;
- Fazer vídeos e disponibilizá-los em um canal do YouTube para abordar temas relevantes, aproveitando a facilidade de consumo desse formato de conteúdo;
- Manter perfis nas redes sociais para interagir com sua audiência e compartilhar conteúdos atrativos.
Basta que você conheça os locais virtuais em que seu público está presente e concentre seus esforços em gerar conteúdo nessas plataformas.
2. Tráfego Pago
Assim como no Marketing Tradicional existem formas de anúncios em panfletos, outdoors, propagandas de TV e rádio, na Internet você também pode pagar para que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas.
Sem dúvida, o tráfego pago está entre as principais ações de um plano de ação para os novos empreendedores.
As formas mais comuns de se fazer isso são através de:
- banners em portais de conteúdo,
- links patrocinados no Google Ads,
- anúncios nas redes sociais.
A mídia paga é uma boa estratégia de Marketing Digital para empresas que desejam resultados mais rápidos e facilidade na mensuração de suas campanhas com objetivos comerciais.
3. E-mail Marketing
Também conhecido como Newsletter, essa estratégia é um boletim informativo encaminhado por e-mail para os clientes para divulgar novidades da marca, notícias e conteúdos interessantes.
Essa ferramenta é uma excelente maneira de se relacionar com seus clientes e guiá-los pela jornada de compra.
Os benefícios dessa estratégia são muitos como:
- Segmentação do envio de mensagens
- Construção de relacionamentos
- Despertamento de interesse
- Mensuração dos resultados
- Trabalho com público já engajado
- Os custos mais baixos na comparação com outras ações de Marketing
Conclusão
Agora que você sabe qual a importância do Marketing Digital e como ele pode ajudar no crescimento de sua empresa, é hora de colocar em prática.
Se você está ainda no começo e precisa dar os primeiros passos, considere as técnicas que lhe ensinei aqui para iniciar.
Mermã, quem empreende não depende e agora é sua vez!
Mãos à obra!
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