O que é marketing Digital

O que é Marketing Digital: 4 aspectos importantes para alavancar suas vendas

Saber o que é Marketing Digital ou pelo menos ter uma noção do que esse conceito quer dizer é extremamente importante para você, mermã!

Se tu for pesquisar essa palavrinha no Google vai ver que a busca por ela aumenta cada dia mais e, por isso, eu decidi vir aqui te mostrar o que é isso através desse artigo!

Philip Kotler, um cara super conceituado e considerado pai do Marketing disse que esse processo é social e busca satisfazer desejos e necessidades de um grupo de pessoas com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. 

Ou seja, mermã, se a gente quer vender, fazer uma renda extra, criar nosso próprio negócio, podemos investir nessa ferramenta!

Hoje, é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet. 

Sendo assim, o Marketing Digital é a principal forma de fazer o seu negócio crescer!

Por isso, este artigo foi criado para que você possa entender o que é essa estratégia e alavancar as suas vendas.

Papel e caneta na mão para anotar todos os insights e vamos lá!

O que é Marketing Digital?

O termo  Marketing Digital é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

Antigamente, a internet não tinha muitos consumidores, então a web não era algo global. 

Mas com o passar dos anos, a internet passou por um crescimento surpreendente, o que possibilitou a criação de diversas empresas.

Cada vez mais, as redes foram crescendo, se modificando e a tecnologia se tornou um atrativo para muitos empresários que queriam fortalecer sua marca e torná-la ainda mais conhecida.

Atualmente, a gente sabe que não se fala em vender sem citar a palavra internet, não é verdade? 

Assim, o Marketing Digital é uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas quando falamos de aumentar rede, fortalecer a marca e realizar melhores vendas, pois todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

Mermã, como eu uso isso no meu negócio?

Usando canais digitais — como redes sociais, blogs, sites, email e outros.

Para usar essa estratégia basta que você identifique dores e desejos de clientes e potenciais clientes e busque a solução para eles.

Isso pode ser fácil, se você souber fazer do jeito certo.

Mas, Naira, eu não tenho uma grande empresa, meu negócio está apenas começando…

E quem disse que ele só é utilizado em empresas?

O Marketing Digital também pode ser realizado por pessoas, universidades, ONGs, associações, igrejas… 

Esse é um mundo vasto a se explorar e é tipo coração de mãe, sabe? Sempre cabe mais um!

Agora que você já sabe o que é marketing digital. Quero te falar 4 aspectos importantes que devem ficar guardados em sua mente.

  1. Não confunda Marketing Digital com Marketing tradicional

    Nem adianta se iludir, achando que as estratégias da loja física vão funcionar completamente no mundo virtual, pois uma hora você vai se decepcionar. 

    Isso porque a internet é um mundo completamente diferente do mundo físico. 

    Distribuir panfletos, fazer outdoors, colocar anúncios na TV em horário nobre são ações do Marketing Tradicional que apesar de ainda mostrar resultados eficazes para as empresas que as utilizam, não funcionam na internet.

    No ambiente online, as ações de comunicação e marketing são diferentes. E por ter um alcance global, há muitas vantagens em utilizar essa estratégia como:

    • Maior Segmentação
    • Grande Alcance
    • Rapidez
    • Mensurabilidade
    • Ajustabilidade
    • Poder de Viralização
  2. No Marketing Digital você terá um relacionamento (paquera) com o cliente

    Você já assistiu um famoso reality da Netflix chamado “Casamento às cegas”? 

    Se sim, sabe que nesse programa os casais aceitam se casar antes de se conhecerem cara a cara. 

    No entanto, na vida, é comum que isso não aconteça e sabe por quê? Porque é muito difícil que a pessoa aceite o pedido. 

    Da mesma maneira ocorre no Marketing Digital. 

    Não dá pra você oferecer o seu produto de primeira, sem antes criar uma relação, um vínculo com o cliente. 

    Você precisa paquerá-lo! Isso mesmo!

    Aquelas ações que fazemos quando queremos conhecer alguém mesmo…

    Saber onde ele mora, que idade tem, qual sua profissão, quais suas dores e anseios. 

    Tudo isso é importante! Só então é que, depois disso, você poderá aparecer para o seu cliente como uma solução para os seus problemas. 

    Aproxime-se dele. Consiga seu contato e gere relacionamento. 

    Em seguida, com a confiança dele, ofereça seu produto. 

    Se ele comprar e gostar do seu produto, então, é uma questão de tempo até que ele te indique para outras pessoas e, além disso, vire um cliente fiel.

  3. No Marketing Digital você precisa fazer testes

    Seu negócio é algo único. Por isso, não dá para você sair pegando uma estratégia comum a todas as empresas e ter certeza de que isso vai dar certo. 

    Isso é balela. A longo prazo, então, é péssimo. Afinal, não vai trazer grandes resultados. 

    Desse modo, entenda que cada negócio tem o seu público-alvo, cada pessoa tem o seu perfil. 

    Assim, conforme as particularidades, os métodos variam. Então, é importante que você teste as estratégias e veja qual se encaixa melhor no seu negócio. 

    E assim vamos ao último aspecto e que considero, particularmente, o mais importante.

  4. A constância é o segredo do Marketing Digital

Só em filmes de magia é que as coisas acontecem num piscar de olhos e com a palavra: Abracadabra!

Na vida real, todos os processos têm um determinado tempo. 

Até Deus fala isso na Bíblia através de Salomão: Há um tempo para cada coisa debaixo do céu.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)

Uma árvore não nasce assim que a semente é plantada. Há algumas que levam anos e anos até darem o primeiro brotinho. 

Você demorou, em média, 9 meses para nascer. 

Então, o seu negócio também não irá amanhecer com 1500 vendas somente com uma publicação.

Pode ser que sim? Pode, mas é ilógico pensar dessa forma.

Para ter sucesso com o Marketing Digital é preciso ter constância. Sem desistir, sem fraquejar.

Pode demorar de 6 meses a 2 anos para se consolidar uma estratégia consistente e eficaz. 

Nossa Naira, isso demora muito!

Bom, depende da sua força de vontade e crença de que seu negócio pode e irá crescer!

Persevere! Continue! E não desista! Os resultados virão!

Conclusão

Sua leitura está chegando ao fim, mermã, então, provavelmente, agora você está pronta para dar início a sua jornada no mundo do Marketing Digital. 

Se você quer ter uma loja, uma empresa, um negócio de sucesso não pode ficar de fora do mundo online, afinal ele abre várias portas e permite que você consiga:

  • Compreender melhor seu público-alvo;
  • Alcançar mais clientes;
  • Receber feedbacks;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes;
  • Fidelizar os consumidores;
  • Educar o mercado;
  • Aumentar a autoridade da sua marca;
  • Gerar leads;
  • Gerar mais oportunidades de venda;
  • Aumentar os lucros da empresa.

Aqui você recebeu diamantes, informações valiosas sobre como utilizar essa estratégia de modo eficaz para que ela dê certo. 

Depois de todo esse conhecimento, você precisa estabelecer seu público-alvo, criar a sua persona e entender onde está o seu público-alvo, ok?

Sabendo disso, poderá estabelecer suas estratégias, saber quais redes sociais irá utilizar, e planejar tudo!

Espero ter te ajudado. 

No entanto, já te adianto que se você não colocar em prática, o que aprendeu aqui, então tudo no seu negócio irá permanecer igual. 

Por isso, comece logo a praticar as dicas que você aprendeu neste artigo! 

E depois, me conta nos comentários se você já usa o Marketing Digital no seu negócio?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *